sábado, 20 de outubro de 2012

Apresentação da coletânea GANDAVOS - OS CONTADORES DE HISTÓRIAS

Desenho da capa pelo artista pernambucano Edmar Sales

GANDAVOS – OS CONTADORES DE HISTÓRIAS é uma coleção de histórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias, sucessos, sentimentos pensamentos, questionamentos, resultante da feliz ideia de Carlos Lopes, que através de seu Blog de mesmo nome e que agora completa um ano no ar, reuniu excertos selecionados de diversos autores brasileiros. A coletânea reuniu, predominantemente, textos que remetem às lembranças da infância e adolescência, que marcam e fazem denotar, às vezes, certo saudosismo e em outras apenas fazem realçar os reflexos ou implicações, do que as experiências vivenciadas e individuais trouxeram de valores através dos tempos, para cada autor.

Em outros textos há abordagens de temas que remontam ao tempo em aspectos que aludem às origens, costumes, tradições regionais. As lendas [Do latim, legenda, “coisas que devem ser lidas”.] oriundas de tempos imemoriais e popularmente aceitas como verdades, as histórias fantasiosas ligadas a pessoas verdadeiras, acontecimentos ou lugares, são narradas com extrema originalidade.  Contando com autores de vários Estados, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, assegura-se no conjunto, uma rica contribuição para a divulgação da cultura diferenciada do nosso vasto Brasil.

Há textos de caráter ficcional e histórias reais, que constituem um conjunto diversificado e moderno, que busca privilegiar a individualidade criativa, uma reconcepção da forma de expressão literária, que usa da liberdade concedida aos autores para se expressarem criativamente, sem obediência rígida a regras, preceitos, a uma gramática, a um código ou a um modelo convencional de escrita, já que hoje “aceita-se” que nenhuma forma de expressão literária pode estar sujeita a regras castradoras da sua concretização artística. Contudo, a linguagem própria de cada autor nessa coletânea, revisada pelos mesmos, sem rebuscamentos, despretensiosa, cumpre em cada texto, a sua função de comunicação, com efeito, servindo de instrumento, ponte, mediação para a comunicação, articulando com o leitor, uma interação que favorece e provoca o seu envolvimento de uma forma leve e agradável.

Eis portanto, nesta obra, uma excelente oportunidade do leitor se defrontar com uma leitura prazerosa, de realidades distintas, mas que de uma forma bem sutil consegue transportá-los a lugares, no tempo e no espaço, inimagináveis, além de, em algumas situações, remetê-los às suas próprias recordações.

Celêdian Assis de Sousa
Belo Horizonte - MG

Autores:
Carlos Lopes, Celêdian Assis de Sousa, Fábio Ribas, Gilberto Dantas, Augusto Sampaio Angelim, Geraldinho do Engenho, José Soares de Melo, Maria Olimpia Alves de Melo, Adriane Morais, Ana Bailune, Carlos Costa, José Eduardo Costa, Dilermando Cardoso, Jorge Farias Remígio e Fernando José carneiro de Souza. Ilustração da capa:Artista Edmar Sales



7 comentários:

  1. Um maravilhoso trabalho de engracecimento prestado à literatura! Abraços a todos que dele participaram!

    ResponderExcluir
  2. Creio em projetos como este,onde se vê pessoas que bem sabemos do enganjamento nesta proposta.Claro que torna-se necessario viajar pelas paginas com tão nobres colegas. Ficamos na espera pois bem creio no sucesso.
    Parabens a todos Celendian e especial a voce que sempre me encantou com suas inspirações iluminadas.
    Carinhoso abraço mineiro amiga.
    Beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma excelente iniciativa! - Abração coletivo!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sem conhecer de perto o teor desses textos, bastar-me-ia apenas aliada à elevada qualidade da apresentação, para dar-me conta que se trata de uma obra que merece ser lida e guardada com apreço.

    Parabéns, pois, a todos os autores nela presentes, e à você, minha querida amiga Celêdian, a minha admiração sempre maior pela incomparável generosidade que sempre tem para com os seus irmãos de letras.

    Um grande abraço, minhas saudades, e votos de muita inspiração, grande poetisa, sempre.

    André

    ResponderExcluir
  5. Este livro que aborda os aspectos regionais por cada escritor, estar me impulsionando uma grande expectativa para ler seus parágrafos, um após outro.Parabéns a todos os escritores e muito sucesso, votos do ILUSTRADOR da CAPA, artista EDMAR SALES.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida
    Passo, com calma, bem antes da data, para desejar-lhe, com carinho fraterno, que vc tenha Boas Festas neste fim de ano!!!
    "A felicidade é com a gota de orvalho numa pétala de flor, brilha tranquila, depois que leve oscila e cai como a lágrima de amor".
    Que vc seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjs de Boas Festas

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida
    Com você tá??
    Tomara que bem!!
    To chegando das férias...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua presença. Sinta-se à vontade, comente. Por gentileza, identifique-se. Seja bem vindo!