terça-feira, 12 de junho de 2012

A SAGA DE UM PEDRO - AMOR E LUTA TRAÇANDO DESTINOS


APRESENTAÇÃO

A Saga de um Pedro – Amor e luta traçando destinos - é uma narrativa envolvente e emocionante, que se desenrola em torno de personagens de existências reais, mas que às vezes assume características peculiares de enredo ficcional, pelas tão intensas relações de convívio do protagonista com o seu mundo, por sua luta árdua e incansável, pela sua sobrevivência e dos seus, as quais influenciaram tanto os seus comportamentos.

O autor Carlos Lopes muniu-se de elementos de uma extensa pesquisa genealógica, que fez durante anos e que combinados à sua sensibilidade, reproduziu lugares, imagens, sons, ritmos e movimentos que por si sugerem a realidade de cada cenário, de cada cena da vida real, trazendo significados aos sonhos, à ilusão e à realidade da vida de homem.

O texto assume uma forma muito interessante, pois embora seja tratado pelo autor como uma biografia, é narrado em primeira pessoa, numa clara alusão de que o próprio protagonista da história, o Senhor José dos Santos Gonçalves, o esteja narrando. É uma maneira inusitada e criativa, que dá a exata dimensão da proximidade do autor com a história, do conhecimento com riqueza de detalhes e até da intimidade com os sentimentos do protagonista. O livro tem um outro aspecto também muito interessante, quando nos deparamos com capítulos, que bem poderiam ser crônicas avulsas, com sentido completo, no entanto, se complementam, numa seqüência lógica, brilhantemente conduzida na linha do tempo. É permeado de diálogos curtos, conduzidos sempre pelo autor com o cuidado de preservar a linguagem regional, guardando a simplicidade de cada personagem.

A história vivida em várias regiões do país e cujo enredo se desenvolve a partir da infância do Senhor José, que apesar do susto inicial e do estigma de maldade associado às suas traquinagens, muda o seu conceito e iniciando-se assim um novo ciclo de aprendizados, que o levaram aos valores verdadeiros do bem, que vão sendo delineados a cada nova descoberta, a cada nova aventura, à medida que a vida lhe ensinava a entender a importância do amor, da família, amizade, da solidariedade.

E em perfeita sintonia, muitas vezes como personagem da história, Carlos Lopes, soube com maestria, demonstrar em sua carinhosa homenagem ao seu pai, além de respeito por sua luta pela vida, que o verdadeiro amor pela família, a cumplicidade e tolerância da esposa e dos filhos, foram determinantes para traçar-lhe o destino, o que hoje garante a ele a tranquilidade junto aos seus.

Sinto-me privilegiada e honrada pelo convite para apresentar esta obra, o que me atribui a enorme responsabilidade de passar com fidelidade, o que pude sentir de emoção, ao acompanhar linha a linha, a saga de um Pedro, retratada pela rara percepção de seu filho, o autor e amigo, Carlos Lopes.

Celêdian Assis de Sousa
Belo Horizonte – MG

O livro encontra-se à venda no site do escritor Carlos Lopes: 
http://gandavos.blogspot.com

14 comentários:

  1. O autor, ao escolher a poetisa e escritora Celêdian Assis para apresentar a obra foi de uma indiscutível e acertadíssima. Tem ela aguçada sensibilidade, percepção da poesia imersa na realidade e a realidade que emerge da poesia, além de clara e escorreita expressão. Que une a descrição da simplicidade das essências à excelência e estética da forma. e mostrando a "Saga de um Pedro", a obra poderá descrever, pedra por pedra, uma belíssima construção, porque com Pedro se erigiram sagas, magias, castelos, impérios e Igrejas. (Marco Aurélio de Figueiredo - Uberaba/MG)

    ResponderExcluir
  2. Por certo, um livro bastante complexo para ser escrito, ainda mais com a narrativa em primeira pessoa. Confesso que sempre tive dificuldades para escrever desta forma, e passo a admirar ainda mais o Carlos por este feito.

    E, obviamente e como tão bem frisou o Marco Aurélio, no comentário anterior, acertadíssima a escolha para a apresentação do livro. Sou suspeito nesta parte, pois tenho em tí, minha amiga, uma admiração enorme, mas o Carlos foi muito feliz por escolher-te para apresentar o livro.

    O que li, me alimentou a vontade de ter este livro em minha biblioteca particular, a qual mantenho com meu pai (mais ele do que eu), e que conta com um volume até pequeno de livros, mas todos muito bem selecionados. É claro que este livro, depois de sua tão correta e instigante apresentação, fará parte de nosso acervo.

    Minha querida amiga Celêdian. Deixo meu carinho pra tí e um abraço fraterno para o Carlos.

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Este livro tem um triplo valor para mim: incrementar as minhas pesquisas para a biografia de meu pai (sobre o fio condutor literário), ser do Carlos Lopes, um amigo e grande talento das letras e vir com a apresentação brilhantíssima da Celêdian, que como poucos tem a capacidade de captar as melhores minúcias que um autor expõe em suas obras, com uma riqueza impressionante de análise. Vou já encomendar o meu. Abraços, minha amiga. paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Minha cara Celêdian,

    mesmo sem ter lido o livro que você apresenta aqui de forma tão clara e objetiva, posso dizer que as suas palavras tem essa autoridade de análise e de ir ao essencial que aprendi a tanto admirar em suas letras, sejam estas de prosa ou poéticas.

    Os relatos que entremeiam o histórico dos fatos à ficção literária têm o duplo papel de, não apenas dirigir o leitor através de uma trama, de um enrêdo ficcional, pelo prazer literário do espírito, mas como também de trazer à luz fatos reais que tocam a cultura de um lugar, de uma região ou mesmo de uma nação, fatos que, por vezes, a memória coletiva já esqueceu ou omite. Daí a importância com que se reveste a obra de um Graciliano Ramos, de um Euclides da Cunha, de um Guimarães Rosa ou de um João Ubaldo Ribeiro em seu "Viva o Povo Brasileiro".

    Desejo muitas felicidades ao autor Carlos Lopes e seu livro, e aproveito para deixar aqui a minha maior admiração a você, minha querida amiga, pela apresentação perfeita, impecável, tarefa por demais delicada, na qual você soube cativar a atenção do leitor e dirigi-la aos pontos essenciais da obra, neste seu estilo tão agradável e pleno de competência. Parabéns, pois, ao autor e à sua apresentadora.

    Um grande abraço, querida amiga, muitas felicidades e inspirações, sempre.

    André

    ResponderExcluir
  5. É com prazer que também venho prestigiar e aplaudir os dois, o autor pela iniciativa e escolha que, sendo nossa querida Celêdian, não poderia ser a mais certa.

    Meu abraço forte querida.
    Aplausos sempre !
    Sam.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Marco Aurélio, obrigado pelo comentário no qual envolve o meu modesto livro. Você tem razão ao falar da indiscutível e acertada escolha da amiga Celêdian Assis como parceira nesse trabalho. Ela tem sido uma ótima e tem participado de uma forma muito direta nos meus modestos trabalhos; acredito até que sem ela eu não teria forças para acreditar nesse projeto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Marcio, obrigado pelas palavras amáveis. Celêdian tem sido muito mais que uma amiga comigo. Ela é meu anjo da guarda. A ela devo muitas coisas, entre ela, a possibilidade de conhecer pessoas com quem só tenho a aprender. Boa parte dos colaboradores do Gândavos foi por sugestão da nossa amiga. Como disse ao Marco Auréilio, sei a Celêdian esse projeto não teria tido o grau de satisfação obtido. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Cacá, obrigado. Amigo, vou lhe dizer o que já disse a Celêdian: O livro tem um pai, sou eu. Preciso dizer quem é a mãe?

    ResponderExcluir
  9. Olá André, tudo bem? Amigo, obrigado por comentar sobre o meu livro e, sobretudo a importãncia da nossa amiga no projeto.

    ResponderExcluir
  10. Amiga Samara, obrigado pelo seu apoio. Sou um homem feliz porque acabei ter ser agraciado com um filho (o livro)e a mãe é uma pessoa sem comentário, chama-se Celêdian Assis. E melhor, em poucos dias nascerá o meu segundo filho. E quem será a mãe? A Celêdian Assis. Essa mulher não é a mulher da minha vida? Ela é fantástica. Semn ela meus modestos textos nem chegariam ao estado vizinho (A Paraiba). Ela deu vida aos meus escritos e a minha vida. Se alguém não conhece o casamento perfeito, eu conheço. E pensar que nem conheço a mãe dos meus filhos pessoalmente! E pensar quem nem preciso ir ao mercado fazer a feira do mês! Sou um homem muito feliz mesmo! Obrigado a você. A Celêdian nem vou tentar pagar-lhe o que ela faz por mim. Teria que trabalhar 100 anos para retribuir o que ela em tão pouco tempo fez e fará por mim. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Minha querida amiga. Mesmo o blogger querendo me derrubar (tirou meu blog do ar nesta tarde), eu não poderia de passar aqui para deixar-te meu carinho.

    Amei a poesia que me deixou e, se me permite, transformei-a em postagem, e acrescentei uma pequena dedicatória a você.

    Meu carinho pra ti, Celêdian. Bjs.

    Marcio

    ResponderExcluir
  12. Olá Celêdian!

    Vim atraída pelo belo poema deixado na postagem do Marcio. Faz tempo que venho ensaiando de vir conhecer seu blog; Aqui, entre essas paredes de madeira há muita cultura, conhecimento e sensibilidade. Gostei de tudo o que vi.

    Abraços e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  13. Olá Celêdian!
    Passei pra ver as novidades, e achei muito bonita essa apresentação que fizeste do livro. A história parece belissíma... Não conheço o autor e nem o blog, mais irei dá uma passadinha pra conhecer.

    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga, cá estou a espiar tuas maravilhas. Que bom ver a SAGA DE UM PEDRO por cá. É nosso filho,amiga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua presença. Sinta-se à vontade, comente. Por gentileza, identifique-se. Seja bem vindo!