terça-feira, 24 de maio de 2011

UM PRESENTE INESTIMÁVEL

POETA, FILHA DAS GERAIS
(dedicado à Celêdian Assis)

Erguem-se montanhas
Nos verdes dos teus versos
Erguem-se paisagens matinais
E também noturnas
De estrelas
De madrigais
E da luz natural as farturas
Iluminando o comboio da poesia
Ó, poeta, filha das Gerais
Mulher e poeta em um só corpo poético
Em tudo imagético
Magnético
Poeta de verdes, amarelos e anis
De loiras bandeiras do teu país
Versos desfraldados correm os campos gerais
De lado a lado
Cobertos da rendada neblina
Filó de babado de vestidos de menina
Teus olhos correm além dos cumes
Teus olhos feitos
De ternura e doces ciúmes
Ciúmes das estrofes que são tuas
Correndo pelos campos de flores
Inteiramente nuas
Na cor da pele
Na tez levemente morena
No cheiro das açucenas
E no vento brincando em tuas faces
És poeta maior
Não disfarces
Toma teu poema
Cobre com ele o teu dilema
Poeta de dimensões incalculáveis
Poeta dos imagináveis
E dos inimagináveis
Poeta cujo sublime canto
É feito só de ouro e prata
De pedras preciosas
Do mais caro diamante
Poeta que mina das minas a mais inflamada poesia
Poeta feita de amor
De encanto e de magia

Tânia Meneses
Publicado no Recanto das Letras em 21/07/2010
Código do texto: T2390207
http://www.recantodasletras.com.br/autores/taniamcmeneses

Meu agradecimento: Tânia, minha estimada amiga e poeta de primeira grandeza, aqui me posto beijando as suas mãos carinhosa e agradecidamente, honrada e emocionadamente, por esta poesia que nasceu de uma gestação sobre a sua leitura, muito mais do que meus textos, da minha alma, da minha essência. Você colocou lindamente, a menina, a mulher e a poeta que existem em mim, a minha origem simples de gente que veio do interior, das montanhas de Minas, o meu chão, o meu lar e de onde surgiu o meu olhar de simplicidade para as pessoas e as coisas que me rodeiam. De onde nasceu o meu amor pela poesia e que fizeram deste amor, a minha realização hoje, pois hoje vivo da intensidade das minhas emoções, vividas entre outras coisas, pela felicidade de estar rodeada de gente da mais fina casta de poetas e ainda poder desfrutar-lhes da amizade sincera. Você , Taninha, eu ostento orgulhosamente, como troféu desta amizade, desta conquista que torna meus dias indubitavelmente melhores. Quanto a poeta Tânia Menezes, só posso traduzi-la em poucas palavras, você é a própria poesia. São como partes inseparáveis, interdependentes e como tal, desta relação só poderia nascer a excelência. Suas palavras são suas pernas, seus versos os seus braços, seus poemas coração e alma e no todo você é pura poesia. Obrigada, por este texto indizivelmente belo! Te amo, pessoa linda! Um beijo, de dentro do meu coração.
Celêdian

7 comentários:

  1. A mais linda e justa homenagem vinda de uma pessoa que faz da poesia o seu respirar em cada segundo e a voce que de uma iluminação fantastica carrega todos os fachos nas suas criações.Abençoada por esta magnifica Tania só lhe resta prosseguir inundando nosso dias com suas mais belas poesias com cheiro das montanhas e frescor dos vales por onde correm tantos rios na caminhada ao mar.Meu abraço amiga Celêdian por esta simpatia e poesia.Bju no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez que se rende homenagem a um escriba afaga-se também o nosso ego. Escrevemos para o mundo, assim como o artista plástico que deseja ver sua obra na galeria ou o ator que quer o palco . Merecida homenagem - bjs sulinos

    ResponderExcluir
  3. Lindo poema amiga,e é todo seu.
    Merecimento exclusivo, de alguém que aquece uma amizade com preciosidades.
    Parabéns!
    Bem merecido presente.

    Beijinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, que lindeza esse presente.
    N"ao me resta palavra alguma, apenas apaludir quam o qcriou e quem o recebe.

    Lindo, lindo... e verdadeiro.
    meu acrinho, querida minha
    Samara Bassi

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha querida amiga.

    Nada mais puro e belo do que uma homenagem como esta, que você recebeu da Tânia, que é uma das mais valorosas poetizas que cruzei nestes tantos anos de web.

    E a Tânia colocou perfeitamente cada palavra. Cada verso acima mostra um detalhe e uma parte da magia que compõe tanto a poetiza, quanto a pessoa Celêdian. Creio que aplaudir seria pouco.

    Nos conhecemos ainda ontem, e posso dizer com orgulho que adquiri como amiga uma das mais belas almas poetas desse nosso Brasil. Tenho um respeito enorme por você, minha amiga, seja por sua obra ou por esse seu coração maravilhoso.

    Um grande beijo para as duas, tanto você quanto a Tânia.

    Marcio

    ResponderExcluir
  6. Aqui não sei se me dirijo a Tânia ou a Celêdian, pôsto que texto de homenagem e texto de agradecimento se confundem no brilho da admiração recíproca de duas grandes damas de letras.

    A primeira, minha conterrânea querida, é uma poetisa que conheço desde meus primórdios, visto que o berço de nossas belas letras foi comum. É uma poetisa que tem intimidade com a expressão escrita, um talento que nem sempre ocorre nos meios literários. A presente homenagem à minha amiga Celêdian, é uma bela tapeçaria de imagens e de construções poéticas, costurada com essa generosidade e esse carinho típicos da autora.

    A poetisa Celêdian faz bem por merecer uma tal homenagem, ela que, com a inteligência poética de ir ao essencial, esta concisão da qual só os mineiros parecem ter a fórmula, vive a nos deleitar a nós, seus leitores, de admiráveis textos da mais alta poesia e da melhor prosa poética.

    É um duplo prazer para mim, vir aqui neste domingo, e me deparar com tais textos. Saio rejuvenescido, em poesia e em sentimento, e só tenho que agradecer a estas duas grandes damas da letras de me distinguirem também, com a sua amizade.

    Um grande abraço a Tânia Meneses e à minha querida Celêdian Assis, meus parabéns a ambas!

    André

    ResponderExcluir
  7. Ops! Que maravilha de poema narrando uma amiga por inteiro; e que rico, lindo e comovente texto de agradecimento. Que viva esta amizade tão bela.

    Um beijo e meu carinho às duas, gostei muito.
    Tais Luso

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua presença. Sinta-se à vontade, comente. Por gentileza, identifique-se. Seja bem vindo!