sexta-feira, 8 de abril de 2011

ESSÊNCIA FEMININA

Hortênsias de cores e aromas especiais - Piracema - Foto por Celêdian



Mulher é um ser tão diferente
Tão forte na sua fragilidade
Tão frágil na sua fortaleza
Triste se esvai em lágrimas
Na alegria em prantos iguais
Ama com a força da alma
Intensa se entrega forte
Agasalha, aninha, protege
Despe-se de si e se doa
Com igual simplicidade
Veste-se e ousa pedir
Sabe que quer carinho
Afeto, ternura, amor...
Entende da sutil diferença
Entre o amor e o querer
Se preterida, sofre sua dor
Querida, ama desvairada
A mulher mãe é toda pura
É feliz por pouco
Sorriso de filho, apogeu
Felicidade tamanha, ímpar

Que seja a mulher vista
Feminina, erótica e louca
Que almeja não ser a santa
Sonha, fantasia, deseja
Espera, se guarda, se poupa
Acredita, perdoa, às vezes grita
Compreendida, se agiganta
E se não, retrai-se, recua
Tímida, acuada, com pudor
De súbito reergue-se, forte
Altiva, nobre, é força do afeto
Mulheres diversas, mulheres mil
Bravas e mansas, fortes e fracas
Bonitas e feias, amargas e doces
Amadas ou não, novas e velhas
Vaidosas ou sem viço
A mãe, a filha, esposa ou amante
Namorada ou amiga
São todas tão únicas, tão belas
Indispensáveis, inigualáveis
Não importa esta ou aquela
São na essência apenas mulheres.

6 comentários:

  1. "Tal qual Fênix, que se levanta das cinzas para seu vôo de redenção, está a mulher, que do solo em que rasteja, se ergue em inigualavel vigor."

    Como definir aquilo que é pura magia? sim, pois uma mulher, da mesma hora em que está rindo de felicidades, também chora por ela, ou tem aquelas que no maior sofrimento, acham forças para se refazer. Algumas são leoas, mas se entregam mansas, enquanto outras, de cordeiro a tigresa vão num piscar de olhos.

    Quer saber a verdade? Para que definir vocês? Adoro-as como são, ou seja, imprevisivelmente apaixonantes.

    Cara Celêdian. Versos únicos, versos fantásticos, feitos sob medida para celebrar essa fortaleza chamada MULHER. Lindo.

    Abraços, minha amiga.

    Marcio

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, minha querida Celêdian!

    que maravilha aqui chegar e me deparar com uma ode à mulher escrita por uma mulher! e não qualquer ode, mas um magnífico cântico de louvor a essa que nos completa de forma universal.

    Alma difícil de ser entendida, ser captada dentro de uma ótica eminentemente masculina, a alma feminina se reveste de mistérios, de encantos, paradoxos, e vai gerar esta mística feminina tão decantada em prosa e versos.

    Tua ode descreve um longo arco em torno do universo feminino, retratando as mais diferentes facetas dele, tanto psicológicas, como estéticas, como sociais, culturais, quase ontológicas. Um arco que se reflete em si mesmo, torna-se círculo e converge, finalmente, na figura da mulher em sua forma mais poética: a poetisa.

    Filha de Vênus, de Selene e mesmo de Netuno, a mulher poetisa encarna o arquétipo feminino mais completo, o deste ser que transita pelo zodíaco, assumindo as personalidades, feições e temperamentos de cada signo, porém, sem perder a sua própria essência.

    Feminina, poética, verdadeira, a essência do teu tão belo poema, querida poetisa, é fidedigna à essência mesma da mulher. Admirável poema, minha amiga Celêdian, realmente admirável!

    Meus aplausos (se ouso dizer) de pé!

    Um grande abraço, querida amiga, bom fim de semana e obrigado pelas suas visitas e comentários que sempre acrescentam aos meus textos.

    André

    ResponderExcluir
  3. Belissimo Celedian, nãO poderia haver melhor descrição/definição e louvor a este ser maravilhoso em suas magias com todas suas fortalezas e beleza da sedução à criação que Deus belamnete sapiamente lhe confiou.Minha admiração sempre.Um terno abraço amiga.

    ResponderExcluir
  4. Eu costumo dizer que a mulher é o ser vivo mais especial da criação divina. E se tornar-se mãe algum dia, vira instituição. Mas não feito as instituições corrídas e cheias de descrédito como estamos acostumados. Uma instituição sagrada. Um templo, um oráculo e ao mesmo tempo um ser humano de seus momentos de si, enquanto mulher. Belíssimo, querida Celêdian. Abraço grande. paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha teu blog e já estou por aqui! Agora nos veremos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Olá, Celêdian: mas que belo texto! Você diz tudo, reúne em poucas palavras o tanto que somos e que representamos, em uma sociedade que não nos dá todo esse reconhecimento, que, bem ao contrário, explora e renega a mulher – em várias culturas - a um plano inferior tratando-a com brutalidade e pouco caso.

    Somos vistas, sim, como gordas, feias, bonitas ou gostosas. Porém, na nossa sociedade ocidental, muitas ainda fazem por merecer tal desacato. A valorização tem de partir da própria mulher, mas não é o que sempre acontece, o que lamento profundamente.

    Por outro lado, quando nos propomos às coisas sérias, somos dissecadas, observadas...Aí, amiga, é que temos de matar vários leões para provar do que somos capazes. Tenho orgulho sim da mulher, mas daquelas que levam a vida a sério, chorando, se emocionando, se doando, mas acima de tudo trabalhando dignamente.

    Grande beijo
    Tais Luso

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua presença. Sinta-se à vontade, comente. Por gentileza, identifique-se. Seja bem vindo!